Contador de Acessos


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

COMPETÊNCIA GRAMATICAL E TEXTUAL

A competência gramatical ou lingüística diz respeito à capacidade do falante, de uma determinada língua, de produzir seqüências lingüísticas inteligíveis que possibilitem a comunicação entre os indivíduos. Sedo assim, busca-se no sujeito falante sua criatividade de gerar inúmeras construções lingüísticas que sejam aceitáveis de compreensão, dando ênfase a expressividade do falante e a aceitabilidade por parte do ouvinte.

Aqui, não interessa se espelhar totalmente na norma culta ou padrão, mas de verificar as condições lingüísticas como sendo admissíveis dentro da linearidade da língua. Assim, a construção “Os menino chegou” é aceitável perante certas condições de produção do indivíduo, pois é possível de explicação lógica e cumpre com sua função mais importante que é a comunicação.

O falante diante de suas relações socioculturais e ideológicas, adquire o conhecimento sobre sua língua, porque ele se relaciona diariamente com ela. Dessa maneira, os falantes conseguem mediante sua competência gramatical, dizer, relacionar, comparar as construções gramaticais, de forma a ter a capacidade de distinguir seqüências da língua.

Esse processo é significativo, visto que o sujeito comunicador e interativo, usando de suas experiências cognitivas sobre a língua, produz um grande número de discursos e de forma diversificada para cada situação sócio-comunicativa.

Pelo seu lado, a competência textual, que envolve um universo maior e mais complexo, exige que o indivíduo domine de modo estrutural suas idéias e expressões para haver uma maior compreensividade de seus discursos.

Nesse âmbito, é necessário saber produzir e compreender textos, dizer se são bem produzidos ou não, conseguir reconhecer a tipologia textual (se é uma carta, ofício, bilhete, artigo, etc.) sendo para isso importante conhecer os elementos formais que indicam e/ou determinam a procedência de determinado texto.

Além disso, o sujeito deve saber transformar um texto, isto é, parafrasear, reformular, resumir, sintetizar, encontrar nele elementos implícitos, levantar pressupostos, fazer referencialidade com outras produções textuais, de modo a inteirar-se de forma mais apurada possível de seu conjunto significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário