Contador de Acessos


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CONSELHOS MUNICIPAIS: LUGAR DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Por Antonio Roberto Fernandes do Nascimento
Para início de conversa, gostaria de esclarecer que os Conselhos Municipais, são instâncias reguladoras, fiscalizadoras e de controle social importantíssimas. São através delas que todas as ações das Secretarias Municipais são efetivadas, reformuladas ou suspensas.
Assim, tais órgãos são vitais na formulação de políticas que beneficiem a população, dando voz e vez a sociedade ali representada pelos conselheiros. De modo que, nada passa pelo crivo sem que não haja discussões e deliberações conscientes e votadas.
Faz, no entanto, necessário uma maior participação das pessoas nesse jogo social e político, como forma de fortalecer a democracia e evidenciar os pontos críticos e de interesse dos cidadãos.
Entretanto, pelo que vimos, a maioria dos civis não se preocupam com a formulação e efetivição de políticas em nível local, sem saber que todas as medidas tomadas nos conselhos lhes afetarão de modo diteto, seja nas áreas de educação, saúde, assistência social, enfim, naquilo que lhes é de direito e valioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário