Contador de Acessos


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BOLSA FAMÍLIA EM LUÍS GOMES – RN

Por Antonio Roberto Fernandes do Nascimento
O programa Bolsa Família foi implantado em Luís Gomes em agosto de 2003, e representou uma política de assistência social, com o intuito diminuir a pobreza e possibilitar a emancipação dos mais necessitados, isto é, as pessoas que estavam abaixo da linha de pobreza.
Inicialmente foram cadastradas (in loco) por volta de 500 famílias em todo o município, priorizando aquelas que se encontravam em situações mais adversas. Entretanto, esse trabalho realizado, de início, pela SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) se deu sem uma infra-estrutura adequada, pois necessitava-se de mais profissionais e de ambiente adequado para a demanda atendida.
Contudo, o trabalho prosseguiu e teve a parceria de outras instituições como a Promotoria Pública que ajudou na orientação das famílias, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação que, em conjunto, construíam um levantamento e cadastro condizente com a realidade luisgomense.
Nesse percurso, aconteceram diversas reuniões com as famílias, orientando-as sobre os cadastros, sobre os cartões, enfim, sobre seus direitos e deveres. Hoje, inclusive, existe o Programa Secretaria Presente, organizada pela SEMAS, em que os profissionais se deslocam até as comunidades para realizar a atualização de cadastros, o repasse de informes e orientações às famílias. Até o momento o SEMAS trabalha com um aplicativo (Banco de Dados) no controle e atualização dos cadastros familiares, mas a partir do início de 2011 todo o sistema operacional estará disponibilizado na rede mundial de computadores, a internet.
Hoje a equipe da SEMAS é maior, possibilitando atender a demanda de forma adequada, com uma fiscalização eficiente, capacitada, que monitora, hoje, 1.611 beneficiários que recebem, mensalmente, um valor de R$ 152.114,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário